Procurar:

Histórico

O Latão é uma liga metálica de cobre e zinco com porcentagens deste último entre 3% e 45%. Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de outros elementos como Al, Sn, Pb ou As para potenciar algumas das características da liga.

As aplicações do Latão abrangem os campos mais diversos, desde armamento, passando pela ornamentação, até tubos de condensador e terminais elétricos.

As ligas metálicas de zinco têm sido utilizadas durante séculos – peças de Latão datadas de 1000-1400 a.C. foram encontradas na Palestina e outros objetos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia.

O zinco é um metal às vezes classificado como metal de transição, ainda que estritamente não o seja, e apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio, além dos metais do seu grupo. Este elemento é pouco abundante na crosta terrestre, porém pode ser obtido com facilidade.

Sabe-se que a fabricação do Latão era conhecida pelos romanos desde 30 a.C. Plínio e Dioscórides descrevem a obtenção de aurichalcum (latão) pelo aquecimento num cadinho de uma mistura de cadmia (calamina) com cobre. O Latão obtido é posteriormente fundido ou forjado para fabricar objetos.

Unidades Comerciais

Matriz São Paulo

Fone: 11 2065-1611

shock@shockmetais.com.br

Campinas

Fone: 19 3734-1611

shock.campinas@shockmetais.com.br

Curitiba

Fone: 41 3072-1611

shock.curitiba@shockmetais.com.br

Santa Catarina

Fone: 47 3328-3237

shock.sc@shockmetais.com.br